Linhagem do novo coronavírus de Manaus é detectada no Ceará, diz Secretaria da Saúde

A linhagem do novo coronavírus detectada em Manaus-AM chegou em Fortaleza. A informação é da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A confirmação veio através de análises feitas pela Fundação Osvaldo Cruz.

Foi feito um sequenciamento genético total em três amostras do genoma específico da nova linhagem do vírus. Dois dos casos são de viajantes que passaram pela capital amazonense. O terceiro caso é de uma pessoa residente no Ceará. Para a Sesa, isso é um indicativo de que já há transmissão comunitária do novo vírus na população cearense.

As identidades das pessoas infectadas serão preservadas. Se sabe, no entanto, que são três homens com mais de 60 anos de idade. Eles estão internados em hospitais particulares de Fortaleza.

As autoridades de saúde trabalham para verificar outros 90 casos suspeitos em território cearense. Uma força-tarefa foi montada envolvendo  Sesa, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e a Rede Genômica Fiocruz, representada pela Fiocruz-CE e Fiocruz-AM, para promover a caracterização genômica de novas variantes.

Fonte: O Otimista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *