Município de Sobral será beneficiado com programa para promoção do desenvolvimento infantil

Em parceria com o Governo do Ceará, o município de Sobral implantará o Programa Act (de “ação”, no inglês), que vai atuar com famílias da primeira infância, trabalhando a parentalidade positiva, com foco em crianças de zero a seis anos. A iniciativa, que será voltada para o público do Programa Mais Infância Ceará, é realizada em parceria entre a Vice-Governadoria do Ceará, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, a Fundação Bernard Van Leer, a Porticus e as prefeituras municipais. Em Sobral, a execução do programa está a cargo da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas).

Parentalidade positiva é um conceito que se relaciona com a criação dos filhos. Parte do pressuposto de que os pais ajam de forma firme, mas também com empatia e respeito pela criança, compreendendo-a como ser em desenvolvimento, não apenas como alguém que vá obedecer ordens. O objetivo é criar adultos humanizados, equilibrados emocionalmente, que compreendam o mundo e as pessoas com empatia, isto é, colocando-se no lugar do outro.

O Programa Act foi desenvolvido em 2001, com base em evidências científicas, pela Associação Americana de Psicologia (APA) e aplicado em diversos países. Em 2019, Pelotas (RS) foi o primeiro município brasileiro a ter o projeto como política pública. Agora, pela primeira vez, um estado vai realizar, com a meta de atender 3.600 famílias em 24 municípios. A ação está sob supervisão de Elisa Altafim e Maria Beatriz Linhares, professoras da Universidade de São Paulo (USP).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *