Votorantim Cimentos inicia a operação de nova fábrica em Pecém com lançamento de produto no mercado cearense

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, anuncia o início da operação da nova linha de produção de sua fábrica de cimento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará. Com a ampliação, a unidade passa a ter uma capacidade de produção da ordem de 1 milhão de toneladas de cimento por ano, volume suficiente para construir 40 estádios de futebol, por exemplo. O volume de produção da nova unidade irá reforçar o abastecimento do mercado da região metropolitana de Fortaleza.

A Votorantim Cimentos investiu cerca de R$ 200 milhões no projeto, que teve duração de três anos e priorizou a eficiência energética e a automação industrial, com a instalação de equipamentos de última geração, seguindo a estratégia de sustentabilidade da empresa. Para a execução das obras e início da operação, a unidade gerou mais de 600 empregos, entre diretos e indiretos.

Cimento mais resistente e que protege contra maresia

– A nova linha de produção da Votorantim Cimentos em Pecém irá fabricar o Cimento Poty – Todas as Obras. Foram realizados diversos estudos para que o produto, além de oferecer a qualidade já conhecida no mercado do Ceará, tenha como vantagem adicional mais proteção contra maresia.

Tecnologia de ponta na operação

– A nova linha de produção da Votorantim Cimentos em Pecém opera com um novo moinho de cimento, que consome menos energia elétrica. O equipamento vertical reduz em 30% o consumo de quilowatt-hora em comparação ao moinho horizontal. Outra tecnologia sustentável da nova moagem é um circuito fechado de refrigeração que reduz a geração de efluentes. Por meio desse sistema é possível reutilizar a água usada para resfriar os equipamentos, proporcionando uma diminuição de 90% no consumo do recurso hídrico industrial.

Tecnologias de ponta utilizadas na expansão da fábrica cearense também permitirão que a empresa produza um cimento mais sustentável. O cimento produzido em Pecém emite 60% menos CO2 por tonelada quando comparado ao produto produzido anteriormente, beneficiando o meio ambiente e o planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *