Sobral é único município cearense entre os 100 mais competitivos do Brasil

Segundo matéria publicada nesta segunda-feira (22/11) pelo jornal O Povo, o município de Sobral é o único do Ceará a aparecer entre os 100 mais competitivos do país, mais precisamente na 83ª posição, e ainda à frente de 16 capitais. O dado é resultado da pesquisa realizada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O estudo consta da segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, que analisou 411 cidades com mais de 80 mil habitantes do Brasil, a partir de 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: Instituições, Sociedade e Economia.

“Sobral tem se destacado em todas as pesquisas realizadas recentemente por institutos sérios do país. Foi assim com a pesquisa liderada pelo Ipece e pelo Instituto Aquila. Estamos muito felizes e conscientes de que temos muito ainda a avançar”, ressaltou o prefeito Ivo Gomes.

As outras duas pesquisas destacadas pelo prefeito referem-se ao Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM), no qual Sobral ficou em primeiro lugar no Estado, no último mês de setembro, e no prêmio Band Cidades Excelentes, em novembro, no qual Sobral novamente saiu na liderança em todo Ceará e está competindo com outras duas cidades brasileiras o primeiro do País.

Ranking de Competitividade dos Municípios

A plataforma é estruturada baseada em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados a partir de 41 indicadores em uma única nota final.

A cidade lidera no quesito “Qualidade de Educação” e fica na 83ª posição. A capital cearense, Fortaleza, aparece em 126º. Lucas Cepeda, coordenador de competitividade do CLP, explica que esse pilar (Qualidade de Educação) sozinho responde por 5,1% da composição do Ranking. “Se pegar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Esino Fundamental, tanto nas séries iniciais quanto nas séries finais de Sobral, o município tem a liderança nacional”.

Entre os indicadores puramente econômicos, aquele em que os municípios cearenses estão melhor ranqueados é o de “Taxa de Investimento”, no qual Sobral aparece em 40º lugar. No indicador “Despesa com Pessoal”, vale ressaltar também a posição de Sobral, 46°.

Outros pilares analisados foram: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Meio Ambiente, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Sobral também se destaca nos Rankings de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e de ESG (sigla inglesa para Gestão Ambiental, Social e de Governança), onde aparece, respectivamente, na 123ª (segunda do Nordeste) e na 125ª posição (terceira da Região).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *