Prefeitura de Sobral entrega HOJE o Centro do Idoso no bairro Sumaré

A Prefeitura de Sobral entrega à população do bairro Sumaré, nesta quarta-feira (12/01), o Centro do Idoso Rosa Maria Rodrigues. A unidade, a primeira do município, atenderá 50 idosos do bairro e adjacências. Além de atividades coletivas, a unidade contará com atendimento especializado de terapeuta ocupacional, pedagogos, psicólogos e assistentes sociais, além de profissionais de nível médio. Com investimento superior a R$ 790 mil do tesouro municipal, a unidade vai oferecer atividades e estrutura para os idosos usufruírem durante todo o dia.

Conforme orientações da Tipificação dos Serviços Socioassistenciais, a pessoa idosa poderá receber cuidados básicos do dia-a-dia, orientação para acesso a programas da Assistência Social, atividades de convívio, apoio e orientação aos cuidadores familiares, orientação de como acessar benefícios, tirar dúvidas sobre seus direitos, dentre outros. O espaço conta com salas para atividades, descanso e atendimento técnico.

O Centro do Idoso é uma unidade pública destinada ao atendimento especializado a pessoas idosas com algum grau de dependência de cuidados. O objetivo é evitar o isolamento social e o abandono. A unidade tem a missão de tornar mais simples o processo de inclusão e  participação social da pessoa idosa.

O acesso aos serviços da unidade será por meio de encaminhamentos das unidades públicas de Assistência Social (Os Centros de Referência, Cras Dom José e Creas) e Saúde (Centro de Saúde da Família) do território. A ideia inicial é atender idosos em situação de vulnerabilidade, que estejam a sós durante o dia, mas que necessitem de apoio para refeições, uso de remédios e outros. Ao fim do dia, o idoso retorna para sua casa com a família e volta no dia seguinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *