III Conferência Municipal de Saúde Mental será realizada no dia 27 de janeiro

A Secretaria da Saúde de Sobral (SMS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Sobral (CMSS), realizará em formato digital, no dia 27 de janeiro, a III Conferência Municipal de Saúde Mental, com o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

O evento tem como objetivo contribuir para a construção da política nacional de saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS) e servirá para reafirmar as leis e princípios que garantem os direitos dos usuários do sistema, conforme explica a presidente do CMSS, Leila Cristina Severiano Agape. “A Conferência Municipal de Saúde Mental será um espaço amplo e democrático de discussão entre usuários, trabalhadores e gestores em torno de propostas e estratégias de organização para o cuidado da população. Sua principal característica é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas em saúde mental para os próximos anos”, destaca a presidente.

A conferência terá como eixo principal o debate “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”. O seminário será dividido em quatro partes: cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania; gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; políticas de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; e impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *