Centros de Saúde da Família realizarão dia D da vitamina A para crianças entre seis meses e quatro anos

Os Centros de Saúde da Família (CSFs), em parceria com a Vigilância Alimentar Nutricional de Sobral, realizarão, nesta sexta-feira (1/4), um mutirão de aplicação do complemento da vitamina A para crianças entre seis meses e quatro anos. A ação acontecerá nos CSFs da sede e dos distritos, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

O “Dia D da vitamina A Mais” acontecerá em todas as sextas-feiras do mês de abril, em todos os Centros de Saúde. De acordo com o gerente de Vigilância Alimentar Nutricional, Valdicélio Ferreira, a deficiência dessa vitamina pode causar vários problemas, inclusive cegueira. “O Programa Nacional de Suplementação em Vitamina A é muito importante, pois o complemento vitamínico pode ajudar em funções vitais, como a melhora da visão, auxílio no crescimento e contribuição na formação dos dentes”, destacou. Para receber a suplementação, basta que o responsável leve a criança até o Centro de Saúde da Família do seu bairro, com documentos de identificação e cartão de vacinação.

A vitamina A é essencial para o crescimento e desenvolvimento, atuando na manutenção da visão, no funcionamento adequado do sistema imunológico (defesa do organismo contra doenças, em especial as infecciosas) e reduz o risco de mortalidade infantil. Desde 2005, o país cumpre o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A.

Esse programa tem como objetivo reduzir e controlar a mortalidade e morbidade em crianças de 6 a 59 meses de idade. A partir de 2012, o programa foi expandido para todas as crianças na faixa etária residentes nas regiões Norte e Nordeste e em diversos municípios das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além dos 34 distritos sanitários especiais indígenas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *