Francisco Carvalho é homenageado por colaboradores em despedida da SECITECE para assumir vice Reitor da UVA

Tecnologias compartilhadas, empresas apoiadas, jovens incentivados, vidas transformadas. Sabemos que o conhecimento pode mudar a realidade das pessoas, mas para conseguir acessá-lo, é necessário algo ou alguém que funcione como “ponte”, viabilizando a nossa travessia.

Francisco Carvalho de Arruda Coelho, engenheiro civil com doutorado em “Estradas, Canais e Portos”, talvez não imaginasse que ajudaria milhares de cearenses a atravessarem a tal “estrada” e a acessarem um conhecimento que mudaria suas vidas para sempre.

Com uma bagagem intelectual, espírito executivo e de liderança, mas acima de tudo, companheirismo, Francisco conseguiu, ao longo de seus 15 anos na Secitece, idealizar e conduzir iniciativas fundamentais para a popularização e o desenvolvimento do saber científico no Estado do Ceará.

De 2007 a 2014, como coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação, comandou projetos importantes a exemplo do Tecnova-CE, do Intercaju, do Centro de Tecnologia Mineral do Cariri, do Ceará Faz Ciência e do Ciência Itinerante. Em 2015, já como secretário adjunto (e depois executivo), seguiu trabalhando para atrelar o aporte financeiro oferecido pelo Estado à oferta de conhecimento. Sua busca incessante era para que cada pessoa pudesse acessar o saber científico e aplicar esse aprendizado dentro das empresas, nos estudos e na vida.

Em 2022, Francisco segue para um novo desafio, em sua terra-natal, Sobral. Na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), onde é professor adjunto desde 1982, assumirá o cargo de vice-reitor, numa gestão que certamente será marcada pela dedicação e por sua maior característica: ser ponte que leva à estrada do conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *