Secretaria da Educação de Sobral distribuiu mais de 27 mil absorventes higiênicos e protetores diários em março e abril

A Secretaria da Educação de Sobral distribuiu, durante os meses de março e abril, cerca de 18.068 absorventes e 9.034 protetores diários para estudantes da rede pública municipal de ensino, totalizando 27.102. O investimento total é superior a R$ 378 mil reais, oriundos do tesouro municipal.

Até o final de 2022, serão entregues, nas escolas municipais, cerca de 3 milhões de absorventes higiênicos e protetores diários. A ação tem como objetivo combater a pobreza menstrual e evitar que estudantes faltem às aulas durante este período.

O projeto irá beneficiar aproximadamente 6 mil estudantes do ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos do município, com prioridade para as pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade social. São distribuídos 20 protetores diários e 16 absorventes por mês para cada estudante.

POLÍTICA MUNICIPAL

Em 2021, o prefeito Ivo Gomes sancionou a Lei nº 2.134, de autoria do executivo, que instituiu a política municipal de cuidado à higiene íntima e combate à pobreza menstrual.

A pobreza menstrual é definida, segundo relatório produzido por órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU), como a falta de acesso a itens de higiene íntima (como absorventes), infraestrutura adequada (banheiros com água potável, por exemplo) e também de acesso a informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *