Os recados de Alexandre de Moraes à indústria das fake news

Falando em um evento da Universidade de São Paulo nesta sexta-feira (27/05), o ministro Alexandre de Moraes abriu a caixa de ferramenta para bater no que chamou de “populismo de extrema direita” que dominou as redes para espalhar fake news e criar sua própria versão de “democracia”.

Para Moraes, essa turma dominou as narrativas nas redes sem que o Judiciário se desse conta e atuasse para coibir os crimes contra o estado de direito.

Segundo publicação de André Sousa de O Globo, Moraes teria destacado que a cooptação total das redes pelo populismo de extrema direita foi extremamente competente. “Extremamente competente. Verificou que, se a voz está lá agora (nas redes sociais), vamos dominar essa voz. Se lá é expressão da democracia, vamos construir a nossa democracia”, disse Moraes.

Para o ministro é preciso “acabar com essa ideia de que as plataformas são uma terra de ninguém”. Os direitos fundamentais mudaram? (…) Não é censura (combater esse tipo de conteúdo). É a mesma coisa que você bloquear uma conta bancária que está sendo utilizada para a criminalidade”, pontua Moraes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.