União Europeia investe em projeto do campus de Sobral do IFCE com envio de pêndulo gravitacional

A partir de uma cooperação internacional, o campus de Sobral do IFCE recebeu um pêndulo gravimétrico, equipamento utilizado para medir a aceleração da gravidade. A iniciativa faz parte do projeto World Pendulum Alliance (WP@ELAB), com financiamento do Programa Erasmus+, da União Europeia. O objetivo é instalar uma constelação de pêndulos em vários países ao redor do mundo, para compreender como a gravidade varia conforme as diferentes latitudes, compartilhando os dados gerados.

Com esses dados, é possível, por exemplo, analisar melhor a composição geográfica da Terra, explica André Brito, coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFCE Sobral. Conforme o professor, a instalação do pêndulo no campus será útil também para os estudantes, principalmente os dos cursos de Física e de Mecatrônica Industrial. “Pode ser usado para ensinar análise de dados, trabalhar com erros experimentais, desenvolver equações, fazer modelagem computacional”, cita.

Pretende-se ainda incentivar os alunos a utilizar os dados gerados pelo pêndulo em projetos de TCCs e dissertações, bem como realizar palestras com estudantes do ensino médio. O campus de Sobral é a primeira instituição de ensino do Ceará e uma das poucas da Região Nordeste a receber o pêndulo. Países como Chile, Colômbia, Espanha, França, Panamá, Portugal e República Tcheca, dentre outros, integram a iniciativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.