👶 Uma bebê de apenas 44 dias de vida foi salva de engasgamento por um médico do Samu através de orientações por telefone. A criança respirava com dificuldade e espumava pela boca. O atendimento foi feito na semana passada, em Sobral.
📞 O chamado foi atendido pela Central de Regulação de Urgências (CRU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará. Bruno Schmitt, médico de plantão da CRU, foi quem prestou os primeiros direcionamentos à família, dando as instruções da Manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de obstrução das vias aéreas superiores.
💬 “A mãe, Janaína, estava muito aflita, chorando. Tentei acalmá-la para passar as orientações, mas ela estava muito nervosa. Quem estava com a bebê era o pai. Pedi para falar com ele. O pai obedeceu às orientações e foi seguindo os meus conselhos. Colocou a criança de bruços sobre os seus braços e realizou manobras de massagem para ajudar a desobstruir as vias aéreas”, disse o médico.
Schmitt disse ainda que ficou muito feliz ao ouvir o choro da criança. “Eu comecei a escutar o choro da bebê, e isso foi muito bom, muito gratificante. A gente saber que, naquele momento, teve uma vida salva… O pai agradeceu”.
Fonte: Jornal Jangadeiro