Agências do INSS devem funcionar 12 horas por dia

As novas regras de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em vigor nesta segunda-feira (04/07). As agências deverão funcionar por 12 horas diárias, com o horário da tarde dedicado a perícias médicas agendadas e outros atendimentos internos.

Confira as mudanças a seguir:

🚪 ENTRADA:

O segurado deve apresentar documento oficial com foto. Pessoas a partir de 60 anos podem apresentar a carteira de identidade, mesmo com rasuras. Com a nova atualização, apenas segurados com deficiência auditiva terão direito de entrar com acompanhante. Nas demais situações, o servidor responsável pelo atendimento decide sobre a presença de mais uma pessoa no local.

📄 DOCUMENTOS:

O Artigo 24 da portaria dispensa a exigência de procuração nas entregas simples de documentos nas agências do INSS. Será necessário apenas se o representante tiver de se manifestar sobre o cumprimento de alguma exigência.

Nos processos de justificações administrativas e judiciais, quando o segurado apresenta testemunhas com valor de prova, a agência fornecerá um servidor exclusivo para o atendimento

👨‍💻 AGENDAMENTO:

O agendamento prévio será preciso em quase todas as situações, e pode ser feito através do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, recebendo uma senha ao chegar à agência no dia e na hora marcados.

❌ EXCEÇÕES:

Os casos mais complexos ou que não possam ser resolvidos de forma remota podem ser agendados na Central 135 ou excepcionalmente nas agências, na modalidade “atendimento específico”. O atendimento específico será autorizado nas seguintes situações:

  • Impossibilidade de informação ou de conclusão do pedido pelos canais remotos;
  • Quando a Central 135 não puder atender à demanda e houver orientação para que o operador mande o interessado a uma agência;
  • Recursos pedidos por empresas;
  • Pedido de contestação de Nexos Técnicos Previdenciários (NTEP);
  • Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Reativação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), após atualização do CadÚnico;

Fonte: Agência Brasil.

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