UVA sedia V Fórum Brasileiro do Semiárido e V Colóquio de Pesquisadores de Geografia Física

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), através do Laboratório de Pesquisa e Extensão do Semiárido, do Centro de Ciências Humanas (CCH), sedia, entre os dias 26 e 30 de julho de 2022, o V Fórum Brasileiro do Semiárido (VFBSA) e o V Colóquio de Pesquisadores de Geografia Física e Ensino de Geografia (VCPGFEG). O encontro contará com palestras presenciais, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus Derby, e também palestras transmitidas exclusivamente pelo Youtube. O evento deve reunir pesquisadores de 22 estados do Brasil, que participarão de discussões e debates em torno do tema “As temáticas físico-naturais na educação geográfica: perspectivas e práticas no Semiárido e no Brasil”.

Em sua quinta edição, o Fórum do Semiárido e o Colóquio de Pesquisadores abrangem pesquisas desenvolvidas em instituições do território nacional acerca da Geografia Física a partir das discussões realizadas na Área de Ensino de Geografia, conforme explica o coordenador do evento, o professor do Mestrado em Geografia da UVA, José Falcão Sobrinho.

A mesa de abertura, marcada para a tarde desta terça-feira, 26 de julho, terá como tema “As tendências do ensino de Geografia Física no Brasil e na Europa”, com a participação dos professores Sérgio Claudino (Universidade de Lisboa/Portugal) e Antonio Carlos Vitte (UNICAMP-SP) e mediação da professora da UVA, Vanda Claudino Sales,

Na segunda mesa do primeiro dia, no turno da noite, discutirão o tema “Geoeducação, Geografia Escolar e temáticas físico-naturais no Semiárido e no Brasil” os professores Eliana Marta Barbosa de Morais (UFG/GO), Francisco Nataniel Batista de Albuquerque (IFCE-UVA/CE) e Marco Túlio Mendonça Diniz (UFRN-RN), com mediação da professora Carina Copatti (UFES/ES).

A programação do encontro se estende até o dia 29 de julho, incluindo apresentação de trabalhos inscritos por representantes de diversas instituições de ensino e também o lançamento de treze livros, marcado para o dia 29 de julho, às 17h.

Confira a programação completa AQUI – https://bit.ly/3BofB5Z

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.