Campanha antirrábica em Sobral inicia nesta segunda-feira, 1º de agosto

A Secretaria da Saúde de Sobral (SMS), por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), iniciou, nesta segunda-feira (01/08), a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. Assim como em 2021, a campanha de vacinação deste ano será realizada em domicílio pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE). Caso o tutor deseje, pode também levar o animal ao ponto fixo de vacinação na sede da Zoonoses de Sobral (Rua Finlândia, 201 – bairro Juvêncio de Andrade).

A campanha de vacinação antirrábica tem grande impacto na saúde pública do município, pois evita a doença entre animais e previne a transmissão do vírus. Em 2021, foram vacinados 37.913 cães e 34.638 gatos, totalizando 72.551 animais protegidos contra o vírus, de acordo com o gerente da Zoonoses, Rafael Lima. “Isso corresponde a 94% de cobertura vacinal, que foi acima da meta de 80% que é orientada aos municípios”, destacou.

Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença. Os cães e gatos podem iniciar a primeira dose da vacina a partir dos seis meses de idade e tomar o reforço anualmente. Fêmeas gestantes também devem ser vacinadas.

A maneira mais comum de um cachorro ou gato pegar raiva é através da mordida ou arranhadura de um cão ou de outro animal infectado. A doença também pode ser transmitida de forma indireta, ou seja, o pet pode ser contaminado após lamber ou morder um objeto que teve contato com um animal com raiva.

É importante ficar atento para a visita dos agentes e para o horário de funcionamento do ponto fixo, na própria sede da Zoonoses, localizada na rua Finlândia, 201, no bairro Juvêncio de Andrade, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Dúvidas podem ser elucidadas pelo telefone (88) 3614-9039.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.