Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) vão paralisar as atividades na próxima terça-feira, 13, que ficou acertada como o Dia da Greve Nacional pela Educação. O ato tem caráter nacional.
Em Fortaleza, haverá concentração na Praça da Gentilândia, a partir das 8 horas, com trabalhadores saindo em caminhada rumo ao Centro, passando pelo INSS, com protestos contra a reforma da Previdência, já aprovada em segundo turno pela Câmara dos Deputados.
O foco prioritário é a defesa das universidades e dos institutos federais contra os cortes de recursos por meio de contingenciamentos, que chegam a colocar em risco o próprio funcionamento das instituições, dizem os servidores.
Haverá também protesto contra o programa “Future-se”, do MEC, com o qual, diz a categoria, o governo pretende lançar o ensino superior em pretensos captadores de recursos, guiados pela lógica de mercado e comprometendo ensino, pesquisa e extensão.
Outras categorias de trabalhadores devem participar das manifestações e paralisações, como já ocorreu com as adesões aos dias 15 e 30 de maio deste ano.
Fonte: Blog do Eliomar de Lima