App desenvolvido no Ceará ajuda produtores a manter alimentação para rebanhos durante estiagem

Para auxiliar produtores de rebanho em Sobral, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Caprinos e Ovinos desenvolveu, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), um aplicativo para celulares e tablets com o objetivo de ajudar a monitorar e contabilizar a quantidade de forragem disponível para alimentação de rebanhos.

A ferramenta digital e gratuita, batizada de Orçamento Forrageiro, auxilia, ainda, no fornecimento de outros dados, como a estimativa de consumo de cada rebanho, para estimar, mês a mês, se há sobra ou déficit de forragem nas propriedades.

Com o uso do aplicativo, é possível caracterizar as fontes de alimentação disponíveis na propriedade rural e obter diagnósticos para saber se esses recursos forrageiros serão suficientes para os animais ao longo do ano.

O aplicativo possibilita ainda que o usuário faça simulações sobre as condições de reserva alimentar para períodos futuros. Ao disponibilizar fotos de plantas forrageiras na época chuvosa, é possível comparar com a situação da propriedade rural e, ao inserir dados do rebanho e características da produção, se chegar a diagnósticos que orientem as tomadas de decisão.

Desta forma, a Embrapa destaca a importância de os produtores terem atenção ao planejamento alimentar ao longo de todo o ano, inclusive, e sobretudo, durante o período chuvoso, que ocorre entre os meses de fevereiro e maio, no Ceará.

Melhorias no app

Para o próximo ano, os desenvolvedores do aplicativo, que já teve mais de mil downloads, sugerem uma ampliação na funcionalidade da ferramenta digital. A expectativa é que ele indique opções de forragem mais adequadas às condições locais, auxiliando no planejamento e gestão forrageira da propriedade de forma mais personalizada.

Fonte: G1 Ceará

Publicar comentário