Leônidas Cristino leva dados do Observatório Trabalhista para o plenário da Câmara Federal
Senhor Presidente,
O Observatório Trabalhista, plataforma do PDT de avaliação do desempenho do governo, chegou à sua terceira fase, que corresponde ao resultado do terceiro trimestre deste ano.
Os dados foram apresentados por Ciro Gome, vice-presidente do PDT, na sede nacional do partido.
Ciro Gomes coordena o esforço de uma equipe de economistas encabeçada pelo professor Nelson Marconi, coordenador do curso de pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Ciro Gomes mostrou que no atual governo é feito o pior investimento público em educação da história do Brasil. Ele denunciou como atitude criminosa do Ministério da Educação ter sumido com os indicadores de desempenho de 2019 nos diferentes níveis de ensino.
Na saúde, Ciro Gomes denunciou que o índice de imunizações caiu de 114 milhões em 2018 para 32,7 milhões em 2019 (até o dia 4 de setembro), o pior nível da história. A cobertura nas principais vacinas caiu para 45% no primeiro semestre, mas foi de 78,7% no mesmo período de 2018.
A taxa de desemprego no Nordeste é de 15%, a maior nas regiões e 12,2% no país, mostrou Ciro Gomes na apresentação do Observatório Trabalhista.
O endividamento das famílias em relação à renda cresceu de 42% em 2018 para 44% este ano; 20% da renda estão comprometidos com pagamento de dívida e juros.
Ciro diz que a desindustrialização levou à queda na participação dos produtos manufaturados nas exportações – de 36% em 2018 para 34% em 2019. O país atravessa o maior processo de desindustrialização do mundo.
Nos últimos três anos 13 mil indústrias no país fecharam as portas. A inadimplência atinge 5,4 milhões das micro e pequenas empresas.
Nesta edição do Observatório Trabalhista mostrou que a capacidade de investimento do governo tem despencado desde 2014 e deve fechar em R$ 24 bilhões este ano. O orçamento do governo para 2020 prevê R$ 19 bilhões para investimento.
Ciro Gomes observa que o orçamento executado com a Segurança Pública, o maior problema para a população, está congelado no mesmo valor praticado pelo governo Temer.
Ciro defendeu o Sistema Único de Saúde porque 77,6% da população dependem do SUS. Ele conclamou a proteger e lutar para ampliar o SUS.
No meio ambiente, Ciro criticou o desmonte no orçamento do Ibama e ICMBio e a retórica de Bolsonaro que contribuiu para o grande escândalo internacional sobre as queimadas na Amazônia. Os focos de incêndio aumentaram de 84 mil em 2018 para 132 mil em 2019 até o dia 19 de setembro.
O crescimento do PIB em 2018 foi de apenas 1,1% e vai cair para 0,7% este ano, segundo o IBGE. A íntegra das informações está disponível para download na página do PDT nacional.
Leônidas Cristino
Deputado– PDT/CE
Publicar comentário