A Serra da Ibiapaba foi considerada uma das regiões do Ceará a apresentar maior potencial para a geração conjunta de energia eólica e solar, segundo indicaram os especialistas do setor, na manhã de segunda (16), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). “Lá (na Ibiapaba) residem as principais áreas para projetos híbridos”, afirmou Jurandir Picanço, presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará e consultor de Energia da Fiec, momentos antes da apresentação do documento ao setor produtivo.
Conforme explicou Picanço, o potencial solar é praticamente uniforme em todo o Estado, mas o potencial eólico se destaca na Ibiapaba, seja pela intensidade e constância dos ventos, como pela disponibilidade de áreas para construção dos empreendimentos e pela infraestrutura existente de linhas de transmissão e subestações.
Além disso, um dos diferenciais da região é o fato de o pico de geração eólica ocorrer no horário em que a energia tem mais valor, do fim da tarde e início da noite, quando há maior demanda por energia.
Fonte: Diário do Nordeste