INSS libera envio de atestado de auxílio-doença e antecipa pagamento de R$ 1.045

Segurados do INSS à espera do auxílio-doença já podem enviar seu atestado médico pelo Meu INSS e garantir o pagamento de um salário mínimo (R$ 1.045, hoje). O sistema liberou a ferramenta nesta terça (7). O benefício terá duração máxima de três meses, contados a partir da data do início do pagamento.

A concessão não depende da realização de perícia médica presencial enquanto agências da Previdência Social estiverem fechadas. Caso o valor do auxílio doença devido ao segurado ultrapasse um salário mínimo, a diferença será paga posteriormente em uma única parcela.

Para solicitar o auxílio-doença, o segurado deve anexar atestado médico junto ao requerimento, mediante declaração de responsabilidade pelo documento apresentado, por meio do portal ou aplicativo Meu INSS. O segurado deve ficar atento aos procedimentos de como devem ser enviados os documentos, informados no momento do pedido.

Todos os atestados serão submetidos à análise preliminar pela Subsecretaria da Perícia Médica Federal da Secretaria de Previdência e pelo INSS.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *