COVID-19: Ceará registra mortes em casa e orienta doentes a irem ao PS

A morte de pacientes em casa por covid-19 está preocupando autoridades no Ceará, que lançaram uma campanha de orientação para que as pessoas com comorbidades (ocorrência de duas ou mais doenças relacionadas) não demorem para se dirigir a uma unidade de saúde, em caso de sintomas.

Pelo menos quatro óbitos ocorreram no estado sem internação hospitalar. “São pessoas que estavam em casa ou a caminho de um hospital. Hoje temos UTIs [unidades de terapia intensiva] lotadas e emergências vazias”, explica Antônio Silva Lima Neto, que é pós-doutor na Escola de Saúde Pública de Havard e atua na vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde do Ceará.

O cenário de pouca busca às unidades de saúde chama a atenção do especialista, que alerta para outro fenômeno preocupante: as mortes por covid-19 em locais que não registraram casos oficiais da doença causada pelo novo coronavírus.

“Essa é uma questão bastante preocupante. Temos bairros de Fortaleza com poucos casos, mas que registram óbitos. E cidades que não têm casos, mas têm um óbito. Isso é grave, porque morte é um marcador de circulação viral”, completa.

Fonte: UOL

Publicar comentário