×

Para novo presidente do TSE: “Vai ter eleição em 2020”

Em Brasília, a eleição de prefeitos e vereadores estará em pauta a partir desta segunda-feira, 25, data da posse do ministro do STF, Luiz Roberto Barroso, na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro Edson Fachin será o vice. O novo presidente da Corte Eleitoral já avisou que “aceita mudar a data, mas não pode passar de 2020 e nem pretende prorrogar mandatos. O Congresso é que vai decidir”.

O coronavírus pode tirar da campanha eleitoral o charme maior: o contato por parte de candidatos com o eleitor. A campanha seria pelo rádio, TV, jornais e redes sociais.

A data da eleição é uma cláusula considerada pétrea. Só uma assembleia constituinte poderia mudar, na interpretação de constitucionalistas. Para deputados e senadores, uma PEC resolve. O tema é explosivo. A saída: fazer a eleição ainda este ano.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o ministro Luiz Roberto Barroso devem definir a data até o dia 1° de julho, fim do prazo para início das desincompatibilizações.

Publicar comentário