O governador Camilo Santana (PT) anunciou transição para reabertura das atividades econômicas, a partir de segunda-feira, 1º de junho (01/06). O decreto de isolamento social será prorrogado, mas o isolamento rígido, o chamado lockdown, será encerrado.
No comércio, será autorizada na transição a abertura de lojas ligadas a material de construção, com horários de abertura determinados. Na construção civil, serão autorizadas obras com máximo de 100 operários, com até 31% de retomada.
Setor de higiene e beleza, como barbearias, manicures e salões de beleza poderão também abrir.
Também será retomada a indústria têxtil e de calçados, fabricação de eletrodomésticos, indústria automotiva, retorno dos treinos esportivos e dos times de futebol “participantes da fase final do Campeonato Cearense”.
Também poderão abrir lojas relacionadas à saúde, como óticas e outras. Toda a cadeia da saúde terá retomada autorizada, como consultórios médicos, odontológicos e escritórios.
Após a transição de sete dias, haverá quatro fases de retomada. A cada fase haverá avaliação com base nos dados de saúde. A transição será um teste e o início das fases seguintes dependerá do resultado.
A etapa que prevê que a retomada de atividades com grandes aglomerações está prevista para 20 de julho. Conforme o documento, serviços de alimentação fora do lar, como bares e restaurantes, porém, serão retomados no dia 22 de junho.
Camilo Santana já antecipou que o retorno da escolas, nas redes privada e pública, deverá fazer parte da última fase de abertura das atividades não essenciais no Ceará.
Fonte: O Povo