Clínica Vet Pet alerta para cuidados especiais com os pets nas festas de final de ano

Em casa, as celebrações de Ano Novo trazem também a companhia dos pets, que são considerados parte da família. Desta maneira, para mantê-los seguros e saudáveis, é preciso supervisionar os animais de estimação.

Mesmo durante essas ocasiões especiais os tutores precisam manter a rotina do seu pet, tanto quanto possível. O horário regular de alimentação, sono e caminhada. É preciso ficar de olho e perceber se há mudanças que demonstrem ansiedade, depressão ou no apetite do animal de estimação. O medo e o estresse causados pelo show de fogos do Ano Novo podem gerar trauma e fazer mal para o cãozinho, portanto deve-se evitar que ele passe por uma situação crítica sem nenhum tipo de cuidado ou amparo.

Os pais e mães de pets necessitam tomar outros cuidados, como o de não permitir que ofereçam qualquer outro tipo de alimento diferente do que o pet já consome. Produtos típicos das refeições de fim de ano podem fazer mal para os animais de estimação, como uvas (in natura) e uvas passas , frutas cristalizadas no geral chocolate, macadâmia, ameixa, pêssego, cebola e carnes temperadas.

Se tiver crianças no ambiente, procure supervisionar, pois elas podem querer brincar e abraçar o pet, isso talvez o deixe arisco. Caso ele demonstre algum incômodo ou medo com a movimentação, é importante respeitar o espaço do animalzinho e deixá-lo separado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.