Saiba como fazer o cadastro para receber a vacina contra a Covid-19

O Ceará já tem acordos para receber três tipos de vacinas contra a Covid-19, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Ainda não há um prazo específico para o início da imunização nos municípios – a expectativa é que alguns lotes cheguem no fim de janeiro -, mas a Pasta orienta que a população que não costuma utilizar o serviço público de saúde realize um cadastramento prévio por meio do aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde.

O ideal é que as pessoas não procurem os postos de saúde para se cadastrar, pois a Sesa explica que grande parte da população cearense usuária de postos já possui o cadastro. Caso ainda não tenha essa inscrição, o paciente pode realizar pelo aplicativo ou apenas no próprio dia em que for ser imunizado. É possível checar no próprio site do ConecteSus se a pessoa já está cadastrada.

Segundo Magda Almeida, secretária-executiva de Vigilância e Regulação, o procedimento é de rotina e se assemelha ao da vacinação contra a influenza, já que os grupos prioritários e faixas etárias se assemelham. “A gente está muito tranquilo com essa operacionalização”, garante.

Público-alvo

2,6 milhões de pessoas de grupos prioritários devem ser protegidas no Estado

1ª fase

  • Trabalhadores da saúde
  • Idosos acima de 75 anos de idade
  • Pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência
  • População indígena

2ª fase

  • População de 60 a 74 anos

3ª fase

  • População com comorbidades

Magda orienta que as pessoas fora desse perfil procurem realizar o cadastro em postos de saúde ou pelo aplicativo ConecteSUS, onde será possível efetuar o agendamento da imunização e o monitoramento das reações adversas.

“O cadastro pode ser feito na hora (da vacinação), mas pode tornar o processo mais demorado, gerando aglomerações. O mais importante é que ele seja feito previamente”, recomenda a secretária-executiva.

Veja o passo a passo do ConecteSUS

  1. Acesse a página de início e informe seu CPF
  2. Valide informações básicas, como data de nascimento e filiação
  3. Crie uma senha com letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos
  4. Ao ser redirecionado, informe seu número de celular para receber um código de confirmação
  5. Aceite a autorização de uso de dados pessoais
  6. Aceite os termos de uso
  7. Veja sua página com histórico de atendimentos, exames, consultas, doações e recebimento de medicamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.