Agendamento de pagamentos via PIX será obrigatório

O Banco Central informou que a partir de 14 de maio será lançado o Pix Cobrança e que até setembro todas as instituições terão de disponibilizar a opção de agendamento de Pix.
O Pix cobrança terá funcionalidades semelhantes a de um boleto bancário. Será possível gerar uma cobrança, via QR Code, para data futura cadastrando informações como o valor final, descontos e multas ou juros.
Entre 14 de maio e 30 de junho, as instituições participantes do Pix terão de, no mínimo, permitir a leitura desse código com todos os encargos e abatimentos calculados corretamente.
“A partir de 1º de julho todos os participantes precisam ser capazes de fazer a leitura do QR Code e possibilitar o pagamento do QR Code para data futura. Esse é um período transitório, que dá as instituições um tempo adicional para finalizar as adequações nos sistemas”, explica o BC em nota.
Além disso, o agendamento de Pix, que atualmente é uma funcionalidade facultativa, se tornará obrigatório a partir de 1º de setembro. Esse tipo de agendamento vai permitir que qualquer usuário programe uma transferência para uma data futura usando a chave Pix.



Publicar comentário