Enfermeiros aproveitam seu dia para reivindicar melhorias no piso salarial e na carga horária

Nesta quarta-feira, 12 de maio, o mundo comemora o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro. Neste dia, em várias cidades do país acontecerão manifestações a favor da Enfermagem. Em Sobral, um ato de valorização da categoria acontece pela manhã no Boulevard do Arco, com grupo reduzido de vinte profissionais, obedecendo o distanciamento social, mas com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Para esse momento, os enfermeiros brasileiros travam uma grande luta que a Enfermagem trava pela aprovação do Projeto de Lei 2564/2020, que tramita no Congresso Nacional, que propõe ajustes e melhorias no piso salarial e na carga horária.

A maior categoria profissional da saúde não possui piso salarial nacional e a carga horária de trabalho não condiz com a recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

São os profissionais de enfermagem que cuidam, ficam a beira do leito 24 horas, presentes nos momentos de dor e necessidade do enfermo, tão essenciais para que a saúde não pare.

Em meio a essa pandemia, a aprovação do PL é o ato mínimo de agradecimento e respeito que a Enfermagem merece, afinal, no contexto que estamos vivendo ficou evidente a importância e fundamentalidade desses profissionais.

Publicar comentário