×

Superlua de sangue terá pico nesta terça-feira; saiba como observar .

Pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo poderão observar a superlua de sangue, que atingirá seu pico às 22h49 desta terça-feira (25). O fenômeno virá acompanhado de um eclipse lunar total, que não será vísivel por aqui, mas poderá ser acompanhado em sua totalidade na Austrália e no leste da Ásia.

Segundo o professor Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), esse é um evento astronômico raríssimo. Uma superlua acompanhada de um eclipse lunar total só virá a ocorrer novamente em 8 de outubro de 2033.

Como observar o fenômeno?

De acordo com o professor, para acompanhar o fenômeno, é muito simples. O observador não precisará se deslocar para um local afastado das luzes da cidade e poderá ver a superlua da janela de casa.

“Às 22h49, quando a superlua atingirá seu pico, a Lua estará quase no ponto mais alto no céu. A orientação é virar o rosto para leste e levantar a cabeça levemente para cima”, afirma. “Vale ressaltar, no entanto, que a partir do pôr-do-Sol, o satélite natural da Terra já estará visível e, independentemente do horário, a visão será praticamente a mesma.”

Apesar de os brasileiros não serem privilegiados com a visão do eclipse, será possível observar o fenômeno em tempo real pela internet. O Virtual Telescope Project, baseado na Itália, transmitiu o raro fenômeno visto por telescópios localizados na Austrália, na Nova Zelândia e também nas Américas, e que podem ser vistos AQUI – https://bit.ly/3vremNx

Fonte: Portal R7

Publicar comentário