Motoristas não precisarão pagar o seguro DPVAT em 2022

Os motoristas brasileiros não precisarão pagar O seguro para Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) em 2022. Isso porque o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) aprovou a manutenção do prêmio zero para o seguro, pelo segundo ano consecutivo, conforme proposto pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

A manutenção da medida por mais um ano é porque há excedente de recursos na operação DPVAT suficiente para arcar com a cobertura do seguro no ano que vem. O excedente verificado foi formado com os prêmios pagos pelos próprios proprietários de veículos ao longo dos anos.

Segundo a CNSP, o Conselho tem efetuado reduções anuais no valor do prêmio como forma de retornar, para os proprietários de veículos, os recursos excedentes, já tendo, inclusive, estabelecido valor igual a zero, para todas as categorias de veículos, no ano de 2021.

Sem nova arrecadação, a tendência é que esses recursos sejam consumidos com o pagamento das indenizações por acidentes de trânsito ao longo do tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.