Sempre juntos!

Irmãos e irmãs cearenses: 2021 termina hoje cercado de desafios e de muitos aprendizados. Enfrentamos uma gravíssima 2ª onda da Covid, cuja pandemia custou a vida de 620 mil brasileiros e brasileiras. E tivemos, ainda, que lutar contra o negacionismo, as fake news, além de todas as ameaças contra a democracia. Mas transformamos esses obstáculos em combustível para trabalhar cada vez mais firmes e fortes pelo povo cearense.

E, nessa luta para proteger vidas, foram muitas as ações desenvolvidas pelo Estado. Compramos quatro hospitais e montamos mais de 5 mil leitos exclusivos para Covid, levando UTIs para todas as regiões. Inauguramos mais um Hospital Regional, em Limoeiro do Norte (Vale do Jaguaribe), e iniciamos a construção do Hospital Universitário, na Uece, que será o maior do N/NE.

Estamos chegando a 15 milhões de doses de vacinas aplicadas contra Covid. Mais de 90% da população vacinável com a 1ª dose e 83% com D2. Seguimos avançando nas doses de reforço e nossa luta, agora, será para agilizar a vacinação das nossas crianças. Não descansarei um minuto até que todos os cearenses estejam imunizados.

Em paralelo às ações na saúde, realizamos uma série de projetos em apoio aos cearenses mais vulneráveis, com 3 milhões de beneficiados. Ampliamos o Cartão Mais Infância – programa de transferência de renda – para 150 mil famílias, transformamos o Vale-Gás em política permanente e pagamos contas de água e energia. Além disso, apoiamos nossos alunos com a distribuição de chips e tablets.

Por falar em educação, mantivemos os grandes resultados mesmo com os desafios impostos pela pandemia. Os 184 municípios alcançaram níveis de alfabetização na idade certa e seguimos na liderança dos principais rankings (Ideb e Ioeb). Criamos o Ceará Educa Mais e lançamos o Pacto pela Aprendizagem, programa de apoio à educação básica nos municípios.

Atingimos 50% das escolas estaduais em tempo integral e vamos ampliar. Sempre digo que investir em educação é o principal caminho para termos um Estado mais justo e humano. Também seguimos investindo cada vez mais na segurança pública. Sabemos dos desafios e estamos agarrados com o problema. Fizemos concursos, instalamos batalhões do Raio, compramos armas e viaturas, e promovemos mais de 3 mil PMs e bombeiros, superando 25 mil promoções desde 2015.

Iniciamos a construção do Centro Integrado de Segurança Pública, que reunirá todos os órgãos em um mesmo complexo para uma atuação mais estratégica. Gerar empregos também sempre foi uma de nossas prioridades. Não temos medido esforços para atrair novos investimentos e, com isso, aumentar a geração de postos de trabalho e renda aos cearenses.

Para isso, investimos em infraestrutura e criamos programas como o Mais Empregos Ceará e o CearáCredi, além do Nossas Guerreiras, em parceria com a Prefeitura. Estamos apostando forte nos projetos do Hidrogênio Verde para fazer do Ceará um HUB de energias renováveis, e transformar o perfil da nossa economia.

2021 está terminando, mas a nossa luta por um Ceará cada vez melhor se renova a cada ano. Deixo aqui minha mensagem de esperança a cada um de vocês. O cuidado com a nossa população nunca parou. Nem o respeito pelo próximo e o amor pela vida. Assim como a vontade de aprender e o compromisso de ensinar. Muito menos a confiança, a esperança e a fé. E não poderia, jamais, deixar de dar meu agradecimento especial a todos os profissionais de saúde pela dedicação nesses 20 meses de pandemia. Vocês têm sido verdadeiros heróis!

Seguiremos em 2022 mais firmes do que nunca, com muito trabalho e vontade de fazer nosso estado crescer e se desenvolver cada vez mais. Estaremos juntos, se possível sem pandemia, com nossa população vacinada e mais empregos para nossos irmãos e irmãs cearenses. Feliz Ano Novo!”

Governador Camilo Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *