Sucessão estadual: definições se aproximam

O senador Cid Gomes, uma espécie de coringa ou mesmo dono da carta mais importante do baralho político no Ceará, jogou para o mês de julho o período de definições das chapas para os cargos proporcionais e majoritários. A própria imprensa e os agentes do partido colocam o senador pedetista como líder do processo. As pessoas parecem não entender as mensagens e as falas de Cid Gomes.

Sincero, pragmático e, acima de tudo, articulador, ele  trabalha com o relógio. O tempo é o agente importante para o baralho ser jogado, com grandes chances de vencer a parada.  No palco do encontro estadual do PSD, ficou claro que Cid analisa cenários, quer ajustar parcerias partidárias e fechar uma ampla aliança. Para não ter problemas no jogo político, tem quatro cartas, com fotos de Izolda Cela, Roberto Cláudio, Evandro Leitão e Mauro Filho. São nomes da sua confiança, gente que aceitará qualquer que seja o escolhido para encabeçar a disputa.

O cenário cearense é complexo, mas tem um caminho a ser percorrido bem melhor que outras unidades da Federação, onde a disputa para composição de uma aliança apresenta muitas dificuldades. Cid sabe que, na política, os cenários mudam rápido, em uma dinâmica que envolve agudos movimentos.

Lançar um candidato, quatro meses antes das eleições, é um suicídio partidário e expor o nome ao tubarões. O melhor é seguir dialogando, construindo alianças e ultrapassando barreiras. Se o tempo da política é diferente da corrida de interesses, acelerar processos não cabe. O melhor é percorrer o universo que alimenta toda pré-campanha, que ganhou um poderoso instrumento: a internet. Nesse contexto, superar a onda de fake news é um desafio.

Até o final do mês, teremos uma importante definição: a saída do governador Camilo Santana do Abolição, renunciando ao mandato, para entrar na disputa pelo Senado. É a jogada mais importante. Izolda Cela, no governo, se torna uma candidata natural à reeleição, caso queira. Os ajustes para a vice- governadora assumir o Abolição são segredos de estado. Ela, Camilo, Cid e Ciro conhecem o acordado.  Mas, o mais importante é que está aflorando o clima eleitoral. O cearense adora as disputas.

Fonte: Blog do Roberto Moreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *