Não anda faltando água no Ceará!!! 😍🌧💦

O ano de 2022 vem sendo um dos melhores em relação à reserva hídrica no Ceará.  A quantidade de reservatórios sangrando no Estado, por exemplo,  já é mais que o dobro do mesmo período no ano anterior. Atualmente, são 33 açudes sangrando e 8 com nível acima de 90%.

Além disso, os 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) acumulam 34,6% de volume, a melhor reserva hídrica desde setembro de 2013. Em junho de 2020, o volume chegou a 34,51%.

O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, explicou que o mês de março apresentou chuvas acima da média, principalmente da região do Cariri, melhorando o nível do Açude Castanhão, o maior açude da América Latina. “Nós temos a situação de abastecimento hídrico garantida e com as chuvas até o fim de maio essa situação pode ficar ainda mais confortável”.

O secretário ainda ressaltou que apesar do índice hídrico atingir bons números, é importante manter os cuidados. “Algumas regiões do nosso estado, como o Sertão Central/Banabuiú, não tiveram bons aportes. A Bacia do Banabuiú se encontra com apenas 8%. A gestão hídrica do Ceará, através do Grupo de Contingência, segue monitorando e definindo ações para que todas as regiões fiquem seguras”.

A Bacia do Acaraú apresenta a mais confortável situação. Praticamente todos os açudes estão com capacidade acima de 80%. Os gigantes Paulo Sarasate (Varjota), Taquara (Cariré) e Ayres de Souza (Sobral) estão prestes a sangrar. Nesta terça-feira (26/04), O Paulo Sarasate faltava 51 cm para sangrar; O Taquara 61 cm e o Ayres de Souza já está com capacidade máxima e deve sangrar ainda hoje.

(com informações do Jornal Jangadeiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *