Sem mandato e com prestígio, Camilo assume defesa e coordenação política

O ex-governador Camilo Santana saiu em defesa do PDT, após declaração do deputado Capitão Wagner, pré-candidato ao governo pelo União Brasil, de que os pedetistas estavam “brigando internamente para escolher um poste, para receber ordens”. Ao afirmar que enfrentaria um “poste” na sucessão estadual, o parlamentar sugeriu que governador no Ceará exerce o cargo sob ordem de comando.

Quem reagiu foi Camilo Santana, um filiado ao PT, partido parceiro do PDT no Estado. A repercussão foi imediata. O ex-governador tem mais de 1,1 milhão de seguidores no Instagram, aplicativo usado para responder ao Capitão, que acabara de discursar em evento na cidade de Sobral, no último sábado, 30. “Ótimo que para quem esse senhor chama de poste não faz motim, não apoia Bolsonaro, suas especialidades”, disparou Camilo, surpreendendo o meio político.

A entrada forte de tem duas leituras. Primeiro, ele estaria defendendo a governadora Izolda Cela, a quem gostaria de ver reeleita. Segundo, o ex-governador estaria assumindo o protagonismo na sucessão estadual, exercendo o papel de quem cuja gestão é alvo dos adversários. Até agora, foi o único  governista a se manifestar. A expressão “poste” passou a ser comum no cotidiano político, a partir de 2012, quando a ex-prefeita Luizianne Lins declarou que “elegeria até um poste”, defendendo, à época, o nome do seu candidato a prefeito, Elmano de Freitas, derrotado por Roberto Cláudio.

No Encontro Regional do PDT, em Crateús, ainda em 2021, quando se oficializou o modelo de apresentação de pré-candidatos entre os pedetistas, Cid revelou que Camilo deixaria o governo “para ser o senador mais votado da história do Ceará, “um pule de 100 na eleição de 2022”. Tudo o que ele anunciou está ocorrendo, inclusive, a articulação da sucessão estadual.

A famosa foto onde aparecem Camilo, Cid e Ciro, no gabinete do governador no Abolição, aos poucos vai se revelando. Todo o acordo e táticas para a sucessão estadual foram traçados naquele momento. As revelações vão mostrando e clareando o cenário.

Fonte: Blog do Roberto Moreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *