Petrobras pode reajustar gasolina em 17% e diesel pode subir 24%

O mercado aguarda um novo reajuste nos preços do diesel e da gasolina pela Petrobras. Não há data definida para que o anúncio seja feito pela estatal, mas há a expectativa para um comunicado sobre o assunto até esta sexta-feira (06/05). Contudo para o presidente executivo da Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (Abicom), Sérgio Araújo, o aumento já “está atrasado”.

A entidade calcula que a correção nos valores pode chegar a 17% na gasolina e 25% para o óleo diesel. Os índices, segundo Araújo, referem-se à defasagem de preços dos combustíveis no Brasil em relação ao mercado internacional. “A Abicom está esperando esse aumento há muito tempo. Temos quase 60 dias sem que a Petrobras faça intervenção nos preços”, disse Sérgio.

Com base nos percentuais assinalados pela Abicom, o aumento para a gasolina seria de R$0,65. No caso do diesel, a estimativa é de um aumento em torno de R$1. As projeções foram feitas a pedido da reportagem pelo consultor da Valêncio Consultoria, que presta serviço a postos de combustíveis no Brasil, Murilo Barco.

Um distribuidor de combustíveis, consultado pela reportagem, também aposta em uma alta no valor da gasolina acima de 10%. “A gente cravar o que vai ser feito é difícil. Mas acredito que não deva vir algo nessa proporção. Olhando historicamente, os últimos reajustes sempre deixam o preço abaixo do que foi importado”, pondera.

Estudos feitos pela Valêncio Consultoria apontam para uma defasagem ainda maior entre os preços do mercado interno e internacional. Na gasolina o índice seria de 19% e no diesel de 21,5%. “O presidente da Petrobras deu uma declaração de que o presidente Jair Bolsonaro entendeu que a culpa sobre os preços não é da empresa, mas um problema de mercado. Então isso pode ser também um sinal de aumento”, diz Murilo Barco.

O argumento do consultor diz respeito às críticas feitas por Bolsonaro à estatal após o último reajuste, feito em 11 de março, que aumentou em 24,9% o preço do diesel, 18,8% no preço da gasolina e 16,1% no preço do gás de cozinha. As críticas, inclusive, culminaram com a troca no comando da Petrobras. José Mauro Coelho foi empossado, em 14 de abril, para a presidência da empresa em substituição ao general Joaquim Silva e Luna, que foi demitido por Bolsonaro.

Fonte: Jornal O Tempo – MG

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *