Google, Amazon e outros: Ceará negocia expansões, 2 data centers e 2 novos cabos submarinos
O Ceará está se projetando para virar um polo global no mercado de dados e conectividade, segundo especialistas consultados pela coluna. E, como sinal da continuidade dos planos estabelecidos anteriormente, o Estado tem pelo menos 6 grandes empresas de tecnologia negociando ampliação de operação, dois novos possíveis projetos de data centers, além da prospecção de 2 novos cabos submarinos ligando o Brasil e a Europa, que podem ajudar a impulsionar ainda mais o setor.
As informações foram confirmadas por Adalberto Pessoa, assessor para atração de negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Governo do Estado (Sedet). A lista de negociações conta com nomes de peso do mercado tecnologia, com Amazon Web Services (AWS), Google, Microsoft, Sales Force, Ascenty e Scala já com o processo de tratativas iniciadas para expansão de operações no Ceará.
Além disso, pelos menos duas empresas negociam ou estudam a implantação de um data center nos próximos meses: V.tal e a Elea Digital (grupo Piemonte Holding).
O assessor da Sedet ainda revelou que o Estado está negociando a chegada de mais dois cabos submarinos de fibra ótica para ligar Fortaleza, e o mercado brasileiro, à Europa. Contudo, por questões de confidencialidade, não há detalhes sobre as empresas em tratativas.
Por Samuel Quintela, no DN
Publicar comentário