Varjota será cidade-piloto para aplicativo de coleta seletiva; CataCata visa facilitar a vida dos catadores

Imagine um aplicativo que ajude na coleta seletiva, funcionando via “delivery” com os materiais que podem ser reaproveitados. Esse foi o pensamento de Naliane Andrade, estudante de Varjota, que junto com outros quatro colegas e um professor, deram vida ao projeto CataCata. Integram a equipe, Ezequiel da Silva (IFPE), João Paulo Rodrigues (IFCE), Josiane Bertoldo (IFAM) e Delano Lopes (IFCE) e o professor de Ciência da Computação, Gilmar Gomes (IFAM).
A iniciativa ainda está em fase de aperfeiçoamento, mas neste mês de fevereiro, recebeu suporte do IFCE e da Prefeitura Municipal, que apresentaram a sua funcionalidade durante um evento e firmaram para que Varjota seja a cidade-piloto na implantação da ferramenta socioambiental.
O CataCata permitirá que haja uma comunicação direta entre associações, empresas de reciclagem e pessoas de modo geral, como os catadores de materiais recicláveis, como explica Naliane. “O morador vai poder informar no app qual o material que ele tem em casa para ser coletado e o catador vai visualizar a lista do que tem para ser recolhido. O que for de interesse dele, conecta com o morador e combina de ir buscar”, detalhou.
Tudo iniciou, segundo a estudante, há quase um ano a partir do desafio no curso Novos Negócios em TIC, no IFCE Fortaleza, que era desenvolver algum aplicativo e o entendimento entre outros quatro participantes foi de que poderia ser algo voltado para o meio ambiente, como uma ferramenta de minimizar o impacto global.
A expectativa é de que comece a operar naquele município a partir de 9 de junho. Para isso, o trabalho está acelerado nos testes de usabilidade, aceitação e eficiência. Com os primeiros feedbacks colhidos entre os usuários, há a possibilidade para que seja estendido a outros territórios, por meio de parcerias e convênios.
Durante o processo, o protótipo do CataCata participou de feiras e exposições em Sobral, Fortaleza, São Paulo e Brasília. Aqui no Ceará, já foi aprovado para a 2ª fase do programa Centelha, que estimula a criação de startups inovadoras, oferecendo capacitações e recursos financeiros e no programa de encubação ‘Você, Empreendedor, no Nucleo de Tecnologia e Qualidade Industrial’.
Os interessados em saber mais podem entrar em contato pelo e-mail appcatacata@gmail.com
Fonte: A Voz de Santa Quitéria



Publicar comentário