×

Cresce inadimplência no Ceará de dezembro a fevereiro

O crescimento da inadimplência no Ceará superou o aumento observado no País de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023. Depois de uma queda forte em janeiro (-3,5%), os índices voltaram a subir em fevereiro, atingindo a marca de 3,4%. Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará e SPC Brasil, divulgada na edição de março do Radar do Varejo Cearense.

De acordo com Freitas Cordeiro, presidente da FCDL, o aumento da inadimplência ocorreu por dois fatores. O primeiro se dá em razão da expansão do crédito acima da média nacional ao longo dos últimos anos. “No Ceará, o crescimento nominal do saldo de crédito a Pessoas Físicas em 2022, na comparação com 2021, foi de 18,8%. O crescimento real do saldo de crédito a pessoas físicas em 2022 no Estado foi de 13,2%. Com isso, aumenta-se a base de incidência da inadimplência”, destaca.

Além disso, o avanço está relacionado ao baixo ritmo de crescimento econômico do Ceará em relação ao resto do País. A pesquisa também mostra que o volume de crédito nas mãos de pessoas físicas e jurídicas do Ceará aumentou.

Esta edição do Radar do Varejo Cearense, que é uma publicação mensal com os principais dados econômicos do Estado, traz ainda dados do Produto Interno Bruto do Ceará, que vem crescendo, mas a um ritmo menor do que o verificado na média nacional. O PIB cearense avançou 1,4% nos três primeiros meses do ano, se comparado ao mesmo período de 2022.

Publicar comentário