Camilo Santana quer lançar linha de financiamento do MEC para construção e reforma de escolas
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), disse que quer lançar uma linha de financiamento, com recursos do Ministério da Educação (MEC), para a construção de escolas no País. A meta, segundo ele, é dar condições estruturais para uma melhor aprendizagem para crianças e jovens.
“Temos escolas no Brasil que não têm banheiro, que não têm energia. Nós temos escolas no Brasil muito precárias. A minha ideia é lançar uma linha de crédito, de financiamento, de recursos do Ministério para garantir. Como eu quero que uma criança aprenda bem, se alfabetize, como quero que um jovem aprenda, se a condição da escola dele é precária? Precisamos dar essas condições”, afirmou Camilo.
A declaração foi dada durante entrevista, na manhã desta segunda-feira (3) ao Bom Dia Ceará, na TV Verdes Mares.
O ministrou citou que a prioridade do Governo Federal neste primeiro momento tem sido garantir a continuidade de obras vinculadas à Educação, com a manutenção do pagamento, e a retomada de construções que estavam suspensas.
O Ministério da Educação enviou, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para estados e municípios cerca de R$ 604 milhões. Apenas para o Ceará, foram cerca de R$ 65 milhões até o momento. “O mesmo valor que foi pago o ano inteiro de 2022 no FNDE, estamos pagando já em três meses de governo”, ressaltou.
Santana também falou que em breve deve ser publicada Medida Provisória com foco em obras inacabadas – são quase 4 mil em todo o Brasil, segundo o ministro. O objetivo da medida é atualizar os preços das construções para que prefeitos possam retomar convênios e finalizar as obras.
Fonte: Diário do Nordeste
Publicar comentário