Com as ações para redução de gravidez na adolescência, desenvolvidas pelo projeto Flor do Mandacaru, Sobral foi destaque na edição deste ano do Concurso Município Inovador, do Programa Cuidar Melhor, no Ceará. Os índices positivos garantiram ao município o terceiro lugar entre os projetos de todo o estado.
De acordo com o gerente da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, da qual o projeto Flor do Mandacaru faz parte, o Flor é um espaço para adolescentes de 10 a 19 anos, em que eles podem contar com uma escuta, atendimento e reflexão para conversas diversas.
“Tratamos temas relacionados às questões de sexualidade, saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. O projeto nasceu em 2008 com base no elevado índice de gravidez na adolescência e do baixo número de atendimento desse público nos Centros de Saúde da Família (CSF). Por meio do Flor, conseguimos atingir esse público mais específico”, destacou o gerente.
Além do projeto para redução da gravidez na adolescência, Sobral foi destaque em 6° lugar com a eliminação vertical da transmissão de HIV. O município foi o único do Nordeste a atingir a meta, que consiste na eliminação da transmissão durante a gestação, parto ou amamentação.
SAIBA MAIS
Visando a melhoria dos resultados em saúde, o Programa Cuidar Melhor é uma iniciativa pioneira no Brasil, com o propósito de estabelecer um pacto de cooperação entre Estado, municípios e sociedade. O programa busca avançar no enfrentamento dos problemas que mais causam adoecimento e óbito na população cearense, reduzindo a Mortalidade Infantil, Mortalidade por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), e Mortalidade por Acidentes de Trânsito envolvendo Motocicletas.
O Cuidar Melhor envolve um conjunto de incentivos financeiros, capacitações e apoio técnico aos municípios e equipes de saúde associados a ações e resultados em indicadores de qualidade. Os indicadores são divididos em duas dimensões correlacionadas: esforço e impacto.
Os indicadores de impacto mensuram o alcance dos resultados estratégicos do programa e correspondem aos que são definidos para o cálculo do Índice Municipal de Qualidade em Saúde (IQS), que é a base do repasse dos 15% de recursos financeiros oriundos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Já os indicadores de esforço são a referência para a classificação dos 30 municípios no Incentivo Cuidar Melhor, que vai ocorrer anualmente.