Centro de Especialidades Médicas realiza mutirão de biópsias de próstata nesta quinta-feira (25/05)

Visando otimizar o atendimento da demanda de exames de biópsia de próstata, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) Doutor Aristides Andrade realizará, na próxima quinta-feira (25/05), um mutirão de atendimentos para a realização do exame. A ação inicia às 13h e serão atendidos os pacientes que já se encontram na fila de regulação de marcação de consultas e exames.

De acordo com a gerente do CEM, Walkyria Viana, o mutirão vai acelerar o acesso ao diagnóstico dos pacientes. “A biópsia é o único exame capaz de diagnosticar o câncer de próstata. Para os casos em que o resultado da biópsia é positivo, o paciente tem uma consulta marcada com especialista imediatamente, para que este avalie o caso”, destacou.

Os pacientes que chegam ao CEM para atendimento com o urologista são encaminhados por meio dos Centros de Saúde da Família (CSF). “O CSF é a porta de entrada para todos os serviços especializados. É lá que o homem faz, inicialmente, os primeiros exames que podem apontar para o risco de câncer de próstata, como é o caso do exame de toque retal”.

É também no CSF onde são cadastrados os pedidos de exames, como as biópsias, para que o paciente seja colocado na fila da célula de Regulação e Marcação de Consultas do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Dentre os fatores de risco estão a idade, parente direto (pai ou irmão) com câncer de próstata antes dos 60 anos e excesso de gordura corporal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *