Como a comunicação pode ajudar as empresas a vender mais no Dia dos Namorados

Segundo ‘Relatório Dia dos Namorados 2022’, realizado pela All in, a data movimentou R$6,5 bilhões em compras de presentes no país, o que mostra a importância do dia mais romântico do ano para o varejo. Por isso, é preciso que os empresários e os departamentos de comunicação e marketing pensem em uma estratégia de comunicação que faça a sua marca se destacar para além do seu mercado, tornando-a a primeira opção de compras.

Confira abaixo dez estratégias de comunicação que vão ajudá-los a vender mais no Dia dos Namorados.:

1 – Seja digitalmente rastreável: mantenha seu endereço e telefone de contatos atualizados no seu site, perfil das redes sociais e no Google Meu Negócio.

2 – Atenda bem: se tiver um canal online para vendas – e isso inclui o WhatsApp – seja ágil e paciente. Se precisar demorar para dar uma resposta, avise. No caso das lojas físicas, prepare seus vendedores para atuar de forma personalizada, ouvindo a necessidade do cliente e oferecendo o que realmente vai atender suas expectativas.

3 – Prepare sua equipe: o dia dos namorados é para além dos casais héteros, por isso, é importante preparar a sua equipe acerca de falas e comportamentos LGBTQIA+fóbicos e gerar uma crise de imagem que vai levar suas vendas para o chão – e com toda razão.

4 – Parcerias: se você vende só para o público feminino ou masculino, que tal desenvolver uma coleção ou linha com empresas voltadas para o gênero oposto ou até mesmo produtos agêneros ou fluidos. É horas de inovar.

5 – Priorize quem já é seu cliente: aposte em promoções exclusivas e comunicados avisando para eles em primeira mão. Pode ser de forma individual ou por grupo de mensagens no Whatsapp ou Telegram.

6 – Saia em colunas de dicas de presentes: nesses espaços há uma curadoria com indicações de presentes com os mais diferentes recortes: preço, estilo, signo, faixa etária. Priorize os veículos de comunicação que sejam referência para seu público-alvo e se for abordar o responsável pela coluna sem o auxílio de uma assessoria de imprensa, opte por contatá-lo pelo e-mail – disponível no expediente do jornal, revista ou site – Linkedin ou Twitter.

7 – Invista em publicidade: com o hiperconsumo de conteúdo, a comunicação precisa ser integrada, com uma ferramenta complementando a outra e a publicidade tem um papel importante nesse reforço de imagem, e não precisa ser uma campanha megalomaníaca: uma ação com uma blogueira local traz resultados incríveis, assim com um anúncio nas TV de elevadores de condomínios e prédios comerciais de sua região também. Fuja do usual.

8 – Aposte em live commerce: use as redes sociais para além de campanhas fofinhas e aposte em ações mais mais comerciais, com lives apresentando seus produtos e serviços, promoções exclusivas e inclusive vale apostar em casais de influencers para coapresentar.

9 – Ofereça brindes e amostras grátis: Os consumidores adoram receber brindes e amostras grátis. Ofereça esses mimos para incentivar a compra e fidelizar seus clientes.

10 – Crie um site exclusivo: faça uma página especial em seu site para a data, com produtos exclusivos e promoções atrativas. Isso ajudará a atrair a atenção dos consumidores e a aumentar as vendas.

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