O ministro da Educação Camilo Santana, o mais importante político do Ceará atualmente, conhece um a um vereadores, lideranças, prefeitos e presidentes de partidos. “É o chefe”, como afirma o deputado Osmar Baquit.
Camilo arrancou da cadeira de presidente da Companhia Docas o ex-deputado Denys Bezerra (PSB), indicado pelo desastrado ministro Márcio França para o cargo, sem combinar com a bancada cearense, nem com o presidente Lula. Camilo se uniu ao governador Elmano e o cargo irá para Lúcio Gomes. A indicação não foi de Cid Gomes.
Chiquinho Feitosa está montando a terceira força política do Ceará no Republicanos. O partido lhe foi entregue por Camilo Santana.
O PDT está quase 100% sob o controle de Camilo Santana. Cid Gomes, a maior liderança do partido, é amigo e parceiro de Camilo. O PSB é outra legenda que será mais prestigiada pelo grupo do ministro da Educação e pelo governador Elmano de Freitas. Sergio Rufino, ex-prefeito de Ipu, deixou o PC do B para assumir o PSB no Ceará, sob orientação de Camilo e Elmano.
Como um fantasma, Camilo Santana sumiu do mapa do Ceará. Construiu sua sala política em Brasília, onde mantém agenda política e participa de reuniões, com afagos e conquistando mais aliados a cada dia.
Fonte: Blog do Roberto Moreira