A Secretaria da Saúde (Sesa) orienta a quem espera por uma cirurgia eletiva que atualize seu cadastro na plataforma Saúde Digital (AQUI). Isso porque alguns pacientes estão com contatos inexistentes, como, por exemplo, o número de telefone e o endereço utilizados para agendar a consulta pré-cirúrgica com o especialista.
Lançado no último dia 10 de abril, o mutirão estadual para realização de cirurgias eletivas deve contemplar, em todo o Ceará, cerca de 45 mil procedimentos em unidades de saúde parceiras. Até esta terça-feira (13), 792 cirurgias eletivas foram realizadas. O mutirão está dentro do Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas na rede pública de Saúde.
Segundo a coordenadora de Telessaúde e Fila Cirúrgica da Sesa, Melissa Medeiros, durante o período de busca dos primeiros pacientes, verificou-se uma quantidade muito grande de pessoas que não foram localizadas. Ao longo da qualificação dos primeiros 8.200 pacientes, cerca de 27% não foram encontrados, seja porque mudaram de endereço ou telefone.
“É importante que as pessoas voltem para o local onde fizeram cadastro, acessem o Saúde Digital ou entrem em contato diretamente conosco para a atualização. Quando estamos qualificando a fila cirúrgica, ligamos três vezes para o paciente em dias e horários diferentes. Caso ele não atenda, perguntamos, via aplicativo de mensagem, se está aguardando o procedimento cirúrgico. Quando não há retorno, enviamos o seu nome para a cidade da última localidade, para que o município também faça essa busca”, explica.
O problema é que, muitas vezes, o paciente, ainda assim, não é localizado, tendo seu cadastro inativado. A situação pode ser revertida com a atualização dos dados.
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