Mapa de empresas revela a degradação dos empregos

A notícia não é boa, embora possa dar aos menos avisados impressão positiva: no primeiro quadrimestre deste ano foram abertas 1.331.940 empresas em todo o Brasil. O dado é do Mapa de Empresas, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em conjunto com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). De janeiro a abril, o Brasil chegou, assim, a 21 milhões de CNPJs ativos. Entre as empresas abertas, 93,7% são de microempresas ou empresas de pequeno porte.
Isso indica uma progressiva degradação da oferta dos empregos no País, apontando também para a precarização das condições dos trabalhadores – que, para tentar obter renda, têm de abrir mão dos direitos de pessoas físicas e se transformarem em pessoas jurídicas. O cenário desolador resulta das políticas impostas pelas gestões de 2016 a 2022.
Para que se tenha noção do tamanho do problema, pode-se observar que, ao mesmo tempo em que se constata a existência de 21 milhões de CNPJs, boa parte formada por entregadores de comida em motocicletas e motoristas de carros por aplicativos, chega-se à conta de que o Brasil soma mais de 203 milhões de habitantes. Ou seja, há uma empresa para cada 9,7 pessoas.
Por Roberto Maciel, no Jornal Opinião



Publicar comentário