Prefeitos vão a Brasília protestar contra redução do FPM, que chega a 30%

Não tem sido fácil para os municípios nordestinos a redução de até 30% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Para fechar as contas, estão reduzindo custos com pessoal, serviços e programas sociais. A população pressiona.

A crise teve início com a redução do ICMS sobre combustíveis, energia, comunicação, IPI, PIS e COFINS. O caso se agravou, após o Censo do IBGE, que identificou redução da população de muitas cidades, o que implica diminuição no Fundo de Participação de Estados e Municípios.

O Tribunal de Contas da União havia anunciado o congelamento dos valores no teto de dezembro de 2022, mas isto não aconteceu.

Os prefeitos brasileiros estão indo a Brasília, para protestar. Nesta terça-feira (15/8), vão ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto:  querem uma solução ou param o Brasil.

Fonte: Blog do Roberto Moreira

Publicar comentário