Problema em linha de transmissão no Ceará ocasionou apagão no Brasil

Um evento no Ceará foi à causa do apagão que afetou o Brasil nesta terça-feira (15/8). A afirmação é do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em entrevista coletiva realizada no período da tarde.
Segundo o titular da pasta, um dos eventos já apontados pelo ONS (Operador Nacional do Sistema) aconteceu no Ceará.
O problema foi justamente em uma linha de transmissão privada. O nome da empresa não foi revelado pelo ministro. “O que não descarta a possibilidade na geração de um ponto, concomitante com a distribuição, que gerou o colapso”, disse.
O secretário Nacional de Energia Elétrica, Gentil Nogueira, foi mais específico: “O epicentro da causa no Norte do Nordeste do Ceará, especificamente em algumas linhas de transmissão de 500 kV (kilowatts). Dentro dessas substações existem diversos agentes transmissores. Existe a Chesf e outras empresas que atuam na região. A questão é: o evento acontece em milisegundos. São diversos eventos concatenados e que vão espalhando para o Sistema Interligado Nacional o efeito que chegou a derrubar 21 GW (gigawatts) de capacidade instalada”.
As cinco regiões do País foram afetadas pelo apagão. Em forma de contingência planejada, foi minimizada a carga nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a fim de evitar a interrupção total do fornecimento.



Publicar comentário