×

Sâmia Farias é candidata a defensora pública geral do Ceará

Filha de sobralenses, a defensora pública Sâmia Farias, que exerce a profissão há quase 15 anos e há um ano e meio vem atuando como subdefensora, lançou sua candidatura à Defensora Pública Geral do Ceará para o biênio 2024-2025. A eleição que definirá a lista tríplice a ser encaminhada ao governador Elmano de Freitas está prevista para acontecer na primeira quinzena de outubro e o colégio eleitoral é formado por 341 defensores. O mandato da atual defensora geral, Elizabeth Chagas, encerra-se em dezembro deste ano.

Sâmia Farias é cearense, formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Ciências Criminais. Seu primeiro concurso e opção foi pela Defensoria por querer contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Em 2008, iniciou sua trajetória dentro da instituição, atuando nas comarcas de Trairi, Cascavel, Aquiraz e, posteriormente, em Fortaleza. Na capital, trabalhou em defensorias criminais, de família, fazenda pública e núcleos especializados da moradia e do idoso. Atualmente, é titular na 8ª Defensoria do Núcleo de Atendimento e Petição Inicial e na Unidade Móvel.

Ao lado das defensoras gerais Mariana Lobo e Beth Chagas, vem contribuindo com as gestões nos últimos mandatos, tendo exercido as funções de Secretária Executiva, Assessora de Desenvolvimento Institucional e Supervisora do Núcleo de Estágio da Defensoria. No cargo de subdefensora geral, trabalha pela consolidação da autonomia e pelo avanço da Instituição.

Sâmia Farias já anunciou o nome do defensor público Leandro Bessa para atuar ao seu lado na gestão como subdefensor, caso seja escolhida pelos colegas.

Publicar comentário