Proposta de Leônidas Cristino dará nome do sobralense Belchior ao Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza

Foi aprovado, nesta quarta-feira (30/8), na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, o PL 771/2022, de autoria do deputado cearense Leônidas Cristino (PDT-CE), que denomina de Antônio Carlos Belchior, o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza (Mucuripe).
“Suas letras e melodias habitam, ainda hoje, corações de todas as idades e constituem peça estruturante da cultura brasileira”, disse o parlamentar na sua defesa para aprovação. O PL já havia sido aprovado na Comissão de Viação e Transporte da Câmara, no fim de novembro de 2022.
“O terminal ao qual pretendemos denominar por meio dessa homenagem foi inaugurado em 2014 com o objetivo de fomentar o turismo no Ceará, servindo de porta de entrada para viajantes nacionais e internacionais. Sua arquitetura se destaca pela ousadia de suas linhas e perfeita harmonização com a Enseada do Mucuripe”, descreve o projeto. A obra é assinada pelo escritório cearense Architectus.
O Terminal foi idealizado como espaço multiuso, atendendo tanto às atividades do turismo marítimo, quanto abrigando eventos, exposições, festas e mostras. “O homenageado, da mesma forma, sempre exaltou o Ceará em sua obra e apresentou o Mucuripe para o mundo, por meio da canção homônima. Seu estilo e personalidade, manifestados em suas canções e em sua história de vida, ainda hoje inspiram artistas e todos aqueles que buscam a verdadeira beleza da vida”, diz o texto da PL.
A PL de Leônidas Cristino faz referência à canção “Mucuripe”, uma das mais famosas do repertório de Belchior. Escrita em parceria com Raimundo Fagner, a música foi registrada pelos dois artistas e ganhou versões de outros medalhões da música brasileira, como Roberto Carlos, Elis Regina e Ivan Lins.
Fonte: Jornal Opinião



Publicar comentário