Dados sobre linha da pobreza preocupam população do Ceará

Dados divulgados num estudo feito pelo Unicef, com dados referentes aos anos de 2016 a 2022, mostram uma realidade preocupante no Ceará. Conforme a pesquisa, o Estado fica atrás apenas do Maranhão entre as maiores porcentagens de meninos e meninas vivendo abaixo da linha da pobreza. Atualmente, essa definição corresponde a uma renda familiar mínima mensal de R$ 541.

A pesquisa também revela que o saneamento é outra privação pela qual passam as crianças e os adolescentes do Ceará. Pouco mais de 1 milhão de pessoas têm privação intermediária de saneamento, já que dividem o banheiro com pessoas de fora do domicílio. Outros 139 mil vivem com privação extrema no Estado, sem banheiro em casa e com esgoto a céu aberto.

Dos 13 Estados com as maiores porcentagens de privação extrema do direito à renda são do Norte e do Nordeste, enquanto no Maranhão quase 23% dos jovens até 17 anos vivem em casa nesta condição. Foram considerados os direitos fundamentais nas dimensões de Educação, saneamento, água, alimentação, informação e renda. Neste último, o Ceará ocupa lugar de destaque no ranking brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *