Dados do IBGE apontam que o Brasil possui a segunda maior população de cães, aves e gatos em todo o mundo, sendo o terceiro maior país em população total de animais de estimação. Além do sofrimento da perda de um animal de estimação, a morte gera muitas dúvidas quanto à destinação do corpo, resultando, muitas vezes, em um descarte absolutamente incorreto e gerando risco de contaminação do solo.
Pensando nisso, a deputada estadual Jô Farias (PT) apresentou o projeto de indicação 681/2023, que propõe a criação do cemitério e crematório de animais domésticos ou domesticados no Estado do Ceará. “O cemitério para animais será instalado na região da Grande Fortaleza. O projeto também prevê que o Governo do Estado poderá criar, gradualmente, cemitérios e crematórios públicos regionais”, explicou a parlamentar.
Um dos pré-requisitos para utilizar o serviço de crematório é que o tutor do animal falecido comprove situação de hipossuficiência econômica. O Poder Público poderá utilizar o crematório para o descarte de cadáveres de animais abandonados.
Fonte: Blog do Roberto Moreira